quinta-feira, 26 de maio de 2016

O Livro de Aron


Jim Shepard é um autor Norte Americano que se tem destacado na escrita de contos e é um apaixonado por história com vários prémios no seu gabarito.
O Livro de Aron fala-nos de Janusz Korczak, judeu polaco que dirigiu um orfanato no gueto de Varsóvia até à deportação de todos os seus ocupantes para Treblinka. A história é narrada na primeira pessoa por Aron um miúdo também ele judeu Polaco, cuja família luta com grandes dificuldades já antes do início da Segunda Guerra Mundial. A mudança do campo para a cidade e posteriormente para o gueto de Varsóvia irá apenas agudizar essas dificuldades e proporcionar a Aron a possibilidade de ajudar na subsistência desta.
As condições de vida deploráveis; o desaparecimento do pai e dos irmãos mais velhos -levados para campos de trabalho; e a morte da mãe, empurram Aron para o orfanato do Doutor Janusz Korczak.
A narração simples, inocente e de compreensão limitada de Aron fazem deste livro uma obra prima em que apesar do final dramático previsível, acompanhamos a evolução de Aron de uma criança egocêntrica num ser capaz de colocar os que o rodeiam em primeiro lugar. Uma lição de dignidade humana no meio da degradação total num livro belíssimo.

Sem comentários:

Enviar um comentário