segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

A Filha do Coveiro


Joyce Carol Oates é um dos grandes nomes da literatura Norte Americana cuja obra é ainda relativamente pouco divulgada em Portugal. Esta foi a minha primeira leitura desta autora. 
A filha do Coveiro tem como protagonista uma mulher americana, filha de emigrantes judeus alemães, nascida à chegada dos pais ao porto de Nova Iorque, e cuja infância é marcada pela incapacidade dos pais em se adaptarem a uma realidade social e económica completamente diferente daquela que era a sua na sua vida anterior.
Um coveiro, que era na origem professor de matemática e uma pianista que nunca irá aprender a falar inglês vão formar com os três filhos uma família inadaptada e incompreendida e dessa experiência ficarão marcas para toda a vida de Rebecca a filha mais nova que aqui acompanhamos.
A violência contra o que não compreendemos, contra as mulheres, a luta interior de quem quer ultrapassar toda uma vida de agruras são alguns dos pontos centrais deste romance.
Escrita poderosa e clara, num livro que sendo, para mim,a descoberta de um novo autor é uma introdução a tudo de bom que esta autora aparentemente tem feito. 

Sem comentários:

Enviar um comentário