quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A Senda Estreita para o Norte Profundo


Richard Flanagan é o autor de, entre outros, um livro que fez muito sucesso há uns anos e que se chama O Livro dos Peixes de Gould. A Senda Estreita para o Norte Profundo foi o vencedor do Booker Prize 2014 e a Relógio D'Água editou-o por cá.
Dorrigo Evans é um médico australiano, oriundo de uma família modesta, cuja vida é transformada pela participação na Segunda Guerra Mundial. Feito prisioneiro pelos japoneses vai parar à construção do caminho de ferro que irá fazer a ligação entre o Sião e a Birmânia. Aí as condições deploráveis de vida e de trabalho irão tornar esta experiência um verdadeiro inferno.
As feridas desta vivência irão levar toda uma vida a cicatrizar.
Uma perspetiva diferente da Segunda Guerra Mundial, que raramente nos é dada a conhecer, num livro fascinante e belo.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Horários


O verão já lá vai e com o regresso da chuva, do frio e dos dias curtinhos o que apetece mesmo é ficar confortavelmente em casa  e bem acompanhado.
E que melhor companhia do que um bom livro? Para que possam escolher sempre a melhor leitura voltamos a estar ao vosso dispor aos sábados à tarde e contamos com a presença da Regina que faz questão de vos dar as melhores dicas.
Apareçam e escolham o próximo destino!

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Prémio José Saramago



Eis uma notícia e um prémio que me deixam muito feliz: As Primeiras Coisas de Bruno Vieira Amaral foi o livro premiado. Foi uma das minhas leituras favoritas da altura em que foi publicado, como podem conferir aqui.
Recomendo vivamente! 
Quem não conhece é favor descobrir que vale a pena.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Notícias

Gamal Al Ghitani

Mário Cláudio

Tal como no mundo à nossa volta, também o meio literário não para e entre novidades, encontros e partidas muito vai acontecendo.
Começando pelas más notícias mais um escritor que nos deixou, desta vez foi o egípcio Gamal Al Ghitani, escritor que fez um excelente retrato da realidade egípcia e que teve uma postura de crítica aos regimes árabes.

Enquanto  o Folio  está a decorrer em Óbidos , relembramos que vai até ao dia 25, em Penafiel aconteceu, no fim de semana,  o Escritaria cujo homenageado foi Mário Cláudio que tem romance novo, mais uma vez com excelentes críticas.

Fiquem atentos porque o outono é sempre rico em novidades nas estantes e este ano não vai ser diferente. Iremos dando notícias das muitas e boas edições que estão a chegar.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

O Estrangeiro


Albert Camus foi um dos nomes maiores da literatura e do pensamento francês do século XX. O Estrangeiro é um dos seus romances mais famosos e é sem dúvida emblemático.
Mersault é um homem banal que num dia ensolarado dispara sobre um árabe numa praia e este morre. A sua condenação à morte é estipulada mas não por castigo pelo assassínio em si,  antes pela sua postura alheada, que é lida pelos que o rodeiam como indiferença e arrogância.
Um romance que nos remete para a importância da morte nas nossas vidas, para o lugar que a religião tem, para a importância das aparências em sociedade e para a aceitação do inevitável.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Prémios, prémios, prémios!



 E é que ontem foram mesmo em triplicado: Prémio Leya, Prémio P.E.N. e Booker Prize.
O primeiro, o Leya, foi atribuído ao escritor António Tavares que já em 2013 tinha sido finalista deste mesmo prémio. Segue-se o P.E.N. que distinguiu seis autores em seis categorias diferentes, entre eles Mário de Carvalho, Paulo Varela Gomes e Gabriela Ruivo Trindade (vencedora do prémio Leya 2013). Finalmente foi anunciado já ao fim do dia o vencedor do Booker, um dos mais importantes prémios a nível mundial. O galardão foi parar a Marlon James, jamaicano, pelo seu livro A Brief History of Seven Killings cuja tradução por cá ficamos a aguardar.

domingo, 11 de outubro de 2015

Vila Literária de Óbidos



É já no dia 15 deste mês que começa o Folio, evento literário criado à imagem de Paraty, no Brasil e que irá decorrer em Óbidos entre os dias 15 e 25.
A expetativa é grande e a programação promete. Deixamos aqui o link para o Facebook do festival.
Visitar esta vila é sempre um prazer e que melhor argumento poderíamos ter?

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Prémio Nobel




Como de hábito, na semana em que são atribuidos os famosos prémios suecos, foi hoje conhecido o Prémio Nobel da Literatura. Este ano o laureado é do sexo feminino, de nacionalidade bielorussa e o seu nome é Svetlana Alexievitch.
Por cá foi publicado, já este ano, o seu livro O Fim do Homem Soviético na Porto Editora.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Henning Mankell


Para os amantes de romances policiais este é mais um dia trágico. Henning Mankell, que sofria de cancro há algum tempo, morreu esta madrugada. Percursor da literatura policial nórdica que tantos seguidores tem atualmente, este autor tem obras tão emblemáticas como Os cães de Riga, A Leoa Branca ou A Muralha Invisível.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Ilusões Perdidas


Honoré de Balzac é um dos "monstros"  da literatura francesa. Quando lemos um livro dele compreendemos porquê. Trinta anos depois voltei a este autor e a experiência foi novamente deliciosa.
A visão e a capacidade de descrição da sociedade de Balzac fazem dos seus romances verdadeiros testemunhos da condição humana da época mas também da atualidade.
A ação decorre entre Angoulême e Paris e o protagonista, um jovem poeta ambicioso, atravessa os vários estratos sociais num curto período de tempo, colocando aqueles que lhe são mais próximos em situações difíceis. 
A ambição desmedida, a ganância, a avareza mas também a ingenuidade, a bondade, a dedicação e o amor, são dissecados de forma exímia e levam-nos a percorrer, em conjunto com os vários personagens, a fronteira entre o sonho e a amarga desilusão da realidade. O final traz no entanto uma reviravolta inesperada e as ilusões perdidas dirigem-nos para um mundo real que poderá ser melhor do que tenderíamos a esperar.