quarta-feira, 17 de junho de 2015

O Meteorologista


O meteorologista é Alexei Feodossevitch Vangengheim, soviético de origem Ucraniana, nascido em 1881 e cuja vida foi dedicada ao estudo do tempo - as nuvens, os ventos, a água, o sol; e ao estado Soviético. Em 1934 é preso por alegadamente dirigir uma organização contrarrevolucionária de sabotagem e por espionagem.
Este livro conta-nos a história do homem que, como tantos outros, viveu de forma injusta e indevida os seus últimos dias em cativeiro. Os desenhos que fazia para a filha e as cartas que escreveu à esposa são o testemunho que deixou para o futuro mas também foram a forma encontrada de se manter à tona.
O Meteorologista é também um livro que questiona a ação política de Estaline e dos que o rodeavam, assim como a nossa atitude perante estes atos dos quais rapidamente tivemos conhecimento mas aos quais preferimos com frequência não prestar a devida atenção. Os anos de terror do Estalinismo e as consequências destes no ideário político mundial até aos nossos dias estão aqui em foco. 
Um livro que se lê como um romance mas que vai muito além disso.

Sem comentários:

Enviar um comentário