sábado, 21 de fevereiro de 2015

Auschwitz Um dia de cada vez


Esther Mucznik é vice-presidente da comunidade judaica de Lisboa e uma especialista das questões judaicas. Os seus livros à volta do Holocausto e da perseguição aos judeus são vários mas hoje vou escrever sobre o mais recente que saiu em janeiro e a propósito dos 70 anos da libertação de Auschwitz.
Auschwitz, um dia de cada vez começa por nos traçar um "mapa" dos campos de concentração criados pelo regime nazi por toda a Europa e da sua divisão em campos de concentração, de trabalho ou de extermínio. 
As várias facetas da atuação dos militares Alemães relativamente aos deportados, fosse qual fosse a causa da sua deportação, as condições a que os prisioneiros eram submetidos, a penosa e com frequência impossível reentrada na sociedade "civil" do pós-guerra por parte destes, a frieza emocional dos nazis quando confrontados com a violência a que submetiam os prisioneiros são alguns dos temas aqui analisados seja através do testemunho escrito ou de entrevistas da autora a algumas vítimas. 
Num livro bem documentado e anotado fica  patente o terror vivido por aqueles cujas vidas ficaram marcadas por Auschwitz.
Para ler e refletir sobre a fantástica capacidade humana de se sobrepor em permanência seja pela positiva ou pela negativa. 
Auschwitz foi libertado  há 70 anos mas quantos outros "campos de extermínio" não vimos já até aos nossos dias  e tão próximos de nós?

Sem comentários:

Enviar um comentário