terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Uma Menina está Perdida no seu Século à procura do pai


Gonçalo M.Tavares é, sem dúvida, um dos autores mais prolíficos e originais da atualidade. Neste final de ano mais dois livros seus deram à estampa: este , acerca do qual vou escrever e ainda Os velhos também querem viver. À maneira de José Saramago ou de António Lobo Antunes também os leitores de G.M.T. se dividem entre os que o adoram e os que o odeiam. A sua escrita clara e objetiva aborda sempre questões filosóficas e temas que, sendo com frequência clássicos, são muito atuais.
Neste livro um homem, Marius, encontra na rua uma menina com trissomia 21, cujos únicos pertences são uma caixa cheia de cartões com instruções para o ensino de deficientes e que para além do nome apenas lhe diz que anda à procura do pai. Marius está em fuga.
A viagem que vão fazer juntos, os personagens que vão encontrar, os locais por onde vão passar, todos levantam questões mais ou menos claras que,  como é hábito neste autor, nos fazem pensar sobre a condição humana a vários níveis.
De leitura rápida e agradável, com várias camadas de interpretação possíveis, este livro não deixará ninguém indiferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário