quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Uma Caneca de Tinta Irlandesa


A editora Cavalo de Ferro tem ao longo dos anos primado por publicar autores inéditos ou há muito tempo esgotados em Portugal. No livro em questão foi-nos apresentada a escrita de Flann O'Brienn um autor irlandês que fez muito sucesso na época ( anos 30 e 40 do século XX) mas de quem a maior parte dos leitores portugueses nunca ouviu falar.
É difícil escrever sobre um livro tão sui-generis como é este Uma caneca de tinta irlandesa. O protagonista é um jovem estudante bastante ocioso, que vive com o tio e que beneficia de uma imaginação prodigiosa. A mitologia e as lendas irlandesas estão presentes ao longo de uma história composta de inúmeras histórias, muitas vezes delirante e com humor a rodos.

sábado, 20 de setembro de 2014

Histórias Falsas


Mais um pequeno livro de Gonçalo M. Tavares reeditado agora pela Caminho. Trata-se de 9 histórias que, como o título indica, têm elementos falsos. Figuras da história ou da filosofia clássica cujo percurso é alterado. A busca do Bem e a presença constante do Mal, a verdade e a mentira, o amor e a morte conduzem-nos ao longo das menos de 100 páginas desta compilação, que se lê com verdadeiro prazer.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Pombal TV


E o que é que a televisão de Pombal tem a ver com o nosso blog?
É que agora também pode seguir as nossas sugestões de leitura na TV da nossa terra. E a partir daí pode também aceder ao blog. 
Mais uma forma de poder estar connosco. Passe por lá!

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Booker


Foram ontem conhecidos os seis finalistas do Prémio Booker deste ano. Entre eles encontram-se dois autores "repetentes": Ali Smith e Howard Jacobson. Ficamos a aguardar os resultados, dos quais daremos aqui notícias.
Para mais informação ver aqui.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Novidades

Algumas das muitas novidades recebidas nos últimos dias. Venha conhecê-las pessoalmente!





sábado, 6 de setembro de 2014

A Luz é mais Antiga que o Amor


Mais recente livro em Portugal de Ricardo Menéndez Salmón aqui a arte é a protagonista. Três pintores, dois fictícios e um real, e as suas respetivas obras são o centro da trama e o elo de ligação entre épocas diferentes e que vão do século XIV ao século XX. A liberdade de criação, ou a sua ausência, são um ponto em comum aos três artistas e que o romancista Bocanegra, que nos narra estas três vidas, usa para nos relatar a sua experiência criativa. Para os que leram a trilogia do mal deste autor, como é o meu caso, as referências  são várias. Considerado também autobiográfico este é um romance que nos traz história, mistério, arte e interpela o leitor.